sábado, 21 de janeiro de 2017

A importância do planejamento nas aulas de Ciências - Vamos Planejar?

Atividade 1 – elaboração de plano de aula “A ciência deve ser ensinada como um saber histórico e provisório, tentando fazer com que os alunos participem, de algum modo, do processo de elaboração do conhecimento científico, com suas dúvidas e incertezas, e isso também requer deles uma forma de abordar o aprendizado como um processo construtivo, de busca de significados e de interpretação, em vez de reduzir a aprendizagem a um processo repetitivo ou de reprodução de conhecimentos pré-cozidos, prontos para o consumo.” (POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.) Baseado na citação acima, elabore um plano de aula contemplando o desenvolvimento de conceitos, habilidades e procedimentos na área de Ciências. Procure conduzir seu aluno à descoberta de que os conhecimentos científicos podem ser desconstruídos e reelaborados. E que a aquisição de habilidades seja de fundamental importância para o desenvolvimento da postura investigativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário