CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROF.ª RAISSA MEDEIROS FRAZÃO DE AZEVEDO
DISCIPLINA:
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METODOLOGIA DO
ENSINO DAS CIÊNCIAS
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PERÍODO:
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5º
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CARGA HORÁRIA:
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TEÓRICA:
40H PRÁTICA: 20H TOTAL: 60H
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EMENTA
A sala de aula como espaço de produção de
conhecimentos sobre a natureza e a ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo
como estratégia de ensino de ciências: o planejamento, preparação e
desenvolvimento do trabalho. Utilização de diferentes fontes de informação como
estratégia e como conteúdo do ensino das ciências naturais na educação
infantil.
OBJETIVOS
·
Desenvolver
a capacidade de articulação de conhecimentos sobre a realidade social
e compreensão de problemas do mundo atual, em diferentes níveis de
análise.
·
Desenvolver
a capacidade de raciocínio e espírito crítico.
·
Conhecer
as formas básicas de organização científica do conhecimento.
·
Identificar
os principais recursos da normalização científica.
·
Aplicar
o padrão científico na formatação dos trabalhos acadêmicos.
·
Compreender
os métodos e as técnicas da pesquisa.
·
Contextualizar
a sociedade da informação, refletir sobre o papel e o poder da ciência na sociedade.
·
Compreender
a necessidade das práticas sociais como instrumentos de transformação da sociedade.
·
Promover
a construção de hábitos e atitudes científicas que possibilitem a aquisição de
uma vida intelectual disciplinada e sistematizada.
·
Conhecer
propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências, bem como ser capaz
de analisar tais propostas de acordo com as teorias da aprendizagem.
·
Incentivar
o aluno a produzir seu conhecimento a partir da reflexão da realidade
vivida e embasada no saber
acumulado.
CONTEÚDO
PROGRAMÁTICO
Unidade
I
·
Diferentes
concepções de ciências e de ensino de ciências para os anos iniciais
·
O
método científico
·
O
uso de atividades práticas no ensino de ciências para crianças
Unidade
II
·
Análise
de materiais didáticos de ciências naturais para os anos iniciais
·
Produção
de materiais didáticos de ciências para o uso com crianças na escola
·
As
propostas curriculares oficiais e algumas propostas alternativas para o ensino
de ciências no início da escolaridade, com destaque para os parâmetros
curriculares nacionais.
METODOLOGIA
As
atividades desenvolvidas na disciplina possibilitarão que os alunos utilizem as
tecnologias como ferramenta de pesquisa, interação e disseminação de
experiências sobre o processo de aquisição a compreensão reflexiva sobre a
utilização das metodologias na disciplina de Ciências na Educação Infantil e
Ensino Fundamental. A disciplina será
ministrada por meio de conteúdos teóricos e práticos, aulas de campo em
instituições específicas e ainda pode utilizar recursos de exposições
dialogadas, grupos de discussão, seminários, elaboração e apresentação e
discussão de vídeos e casos práticos, nos quais os conteúdos podem ser
trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos
alunos. As
atividades serão realizadas em grupo, dupla e de forma individual. Oferecendo
os graduandos de forma dinâmica, criativa, ética, reflexiva e autônoma a
viabilização dos conteúdos e a relação teoria-prática de forma dialógica,
buscando estar concernente a realidade atual.
AVALIAÇÃO
Serão aplicadas duas provas teóricas, provas
práticas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em
classe e extraclasse. Avaliação será processual, levando em conta o
que foi produzida durante a disciplina e a participação efetiva do aluno nas
atividades propostas:
1.
Pesquisa de campo: Realização
e análise da prática docente e aprendizagem da criança por meio experimentos.
2.
Produções de blog,
planos de aula, memorial, sequência didática, mapas conceituais e vídeo.
3. Apresentação de portfólio e postagem em canal do YouTube.
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA
Bibliografia Básica
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BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros
curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
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CARVALHO,
A.M.P.; GIL PÉRES, D. Formação de professores
de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
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PÉREZ Gómez, A. I.;
Gimeno Sancristán, J. Compreender e
transformar o ensino. 4. ed. Rondônia: Comunigraf, 1998.
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Bibliografia Complementar
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BACHELARD,
G. A formação do espírito científico.
Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
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CHASSOT, Attico; BIZZO, Nelio. Ensino de
ciência.Summus, 2013
|
CASTRO, Amélia Domingues de;
CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a
escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2001-
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CRONOGRAMA DE ATIVIDADES
17/08/2016
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Apresentação da disciplina e cronograma de
atividades
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24/08/2016
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Diferentes concepções de ciências e de
ensino de ciências para os anos iniciais
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31/08/2016
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Diferentes concepções de ciências e de
ensino de ciências para os anos iniciais
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07/09/2016
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Diferentes concepções de ciências e de
ensino de ciências para os anos iniciais
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14/09/2016
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O método científico
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21/09/2016
|
O método científico
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28/09/2016
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O uso de atividades práticas no ensino de
ciências para crianças
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05/10/2016
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O uso de atividades práticas no ensino de
ciências para crianças
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12/10/2016
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AV1 –
Avaliação
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19/10/2016
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O uso de atividades práticas no ensino de
ciências para crianças
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26/10/2016
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Análise de materiais didáticos de ciências
naturais para os anos iniciais
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02/11/2016
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Análise de materiais didáticos de ciências
naturais para os anos iniciais
|
09/11/2016
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As propostas curriculares oficiais e
algumas propostas alternativas para o ensino de ciências no início da
escolaridade, com destaque para os parâmetros curriculares nacionais.
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