terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Plano de Curso

CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROF.ª RAISSA MEDEIROS FRAZÃO DE AZEVEDO

DISCIPLINA:
METODOLOGIA DO ENSINO DAS CIÊNCIAS 
PERÍODO:
CARGA HORÁRIA:
TEÓRICA: 40H      PRÁTICA: 20H       TOTAL: 60H


EMENTA

A sala de aula como espaço de produção de conhecimentos sobre a natureza e a ciência. Contextualização e tipologia do trabalho de campo como estratégia de ensino de ciências: o planejamento, preparação e desenvolvimento do trabalho. Utilização de diferentes fontes de informação como estratégia e como conteúdo do ensino das ciências naturais na educação infantil.

OBJETIVOS


·         Desenvolver a capacidade de articulação de conhecimentos sobre a realidade  social  e compreensão de problemas do mundo atual, em diferentes níveis de análise.
·         Desenvolver a capacidade de raciocínio e espírito crítico.
·         Conhecer as formas básicas de organização científica do conhecimento.
·         Identificar os principais recursos da normalização científica.
·         Aplicar o padrão científico na formatação dos trabalhos acadêmicos.
·         Compreender os métodos e as técnicas da pesquisa.
·         Contextualizar a sociedade da informação, refletir sobre o papel e o poder da  ciência na sociedade.
·         Compreender a necessidade das práticas sociais como instrumentos de transformação da sociedade.
·         Promover a construção de hábitos e atitudes científicas que possibilitem a aquisição de uma vida intelectual disciplinada e sistematizada.
·         Conhecer propostas oficiais e alternativas para o ensino de ciências, bem como ser capaz de analisar tais propostas de acordo com as teorias da aprendizagem.
·         Incentivar o aluno a produzir seu conhecimento a partir da reflexão da  realidade  vivida  e embasada no saber acumulado.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade I

·         Diferentes concepções de ciências e de ensino de ciências para os anos iniciais
·         O método científico
·         O uso de atividades práticas no ensino de ciências para crianças

Unidade II
·         Análise de materiais didáticos de ciências naturais para os anos iniciais
·         Produção de materiais didáticos de ciências para o uso com crianças na escola
·         As propostas curriculares oficiais e algumas propostas alternativas para o ensino de ciências no início da escolaridade, com destaque para os parâmetros curriculares nacionais.


METODOLOGIA

As atividades desenvolvidas na disciplina possibilitarão que os alunos utilizem as tecnologias como ferramenta de pesquisa, interação e disseminação de experiências sobre o processo de aquisição a compreensão reflexiva sobre a utilização das metodologias na disciplina de Ciências na Educação Infantil e Ensino Fundamental. A disciplina será ministrada por meio de conteúdos teóricos e práticos, aulas de campo em instituições específicas e ainda pode utilizar recursos de exposições dialogadas, grupos de discussão, seminários, elaboração e apresentação e discussão de vídeos e casos práticos, nos quais os conteúdos podem ser trabalhados mais dinamicamente, estimulando o senso crítico e científico dos alunos. As atividades serão realizadas em grupo, dupla e de forma individual. Oferecendo os graduandos de forma dinâmica, criativa, ética, reflexiva e autônoma a viabilização dos conteúdos e a relação teoria-prática de forma dialógica, buscando estar concernente a realidade atual.

AVALIAÇÃO

Serão aplicadas duas provas teóricas, provas práticas, seminários, trabalhos individuais ou em grupo e outras atividades em classe e extraclasse. Avaliação será processual, levando em conta o que foi produzida durante a disciplina e a participação efetiva do aluno nas atividades propostas:
1.    Pesquisa de campo: Realização e análise da prática docente e aprendizagem da criança por meio experimentos.
2.    Produções de blog, planos de aula, memorial, sequência didática, mapas conceituais e vídeo.
3.    Apresentação de portfólio e postagem em canal do YouTube.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA



Bibliografia Básica
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
CARVALHO, A.M.P.; GIL PÉRES, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez, 1993.
PÉREZ Gómez, A. I.; Gimeno Sancristán,  J. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Rondônia: Comunigraf, 1998.

Bibliografia Complementar
BACHELARD, G. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
CHASSOT,  Attico; BIZZO, Nelio. Ensino de ciência.Summus, 2013
CASTRO, Amélia Domingues de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (Org.). Ensinar a ensinar: didática para a escola fundamental e média. São Paulo: Cengage Learning, 2001-


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES


17/08/2016
Apresentação da disciplina e cronograma de atividades
24/08/2016
Diferentes concepções de ciências e de ensino de ciências para os anos iniciais

31/08/2016
Diferentes concepções de ciências e de ensino de ciências para os anos iniciais

07/09/2016
Diferentes concepções de ciências e de ensino de ciências para os anos iniciais

14/09/2016
O método científico

21/09/2016
O método científico


28/09/2016
O uso de atividades práticas no ensino de ciências para crianças

05/10/2016
O uso de atividades práticas no ensino de ciências para crianças

12/10/2016
AV1 – Avaliação
19/10/2016
O uso de atividades práticas no ensino de ciências para crianças

26/10/2016
Análise de materiais didáticos de ciências naturais para os anos iniciais

02/11/2016
Análise de materiais didáticos de ciências naturais para os anos iniciais

09/11/2016
As propostas curriculares oficiais e algumas propostas alternativas para o ensino de ciências no início da escolaridade, com destaque para os parâmetros curriculares nacionais.

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