Marque a alternativa que expressa uma prática de pesquisa científica INCOERENTE com a citação acima:
a) A professora propôs aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre os fósseis de animais encontrados na região onde moravam.
b) A professora propôs a seus alunos que montassem uma hortinha no pátio da escola, para que pudessem acompanhar o desenvolvimento das plantas.
c) A professora propôs aos alunos que anotassem tudo o que sabiam sobre o urso polar. Pretendia montar um projeto de Ciências bem interessante.
d) A professora propôs a seus alunos que levantassem um projeto de investigação sobre o problema da água na região onde moravam, que comparassem com a situação geral da água em outros estados e, ainda, que montassem um projeto de interferência para tentar mudar essa realidade.
e) A professora propôs a seus alunos que listassem todos os temas de maior interesse para que eles pudessem pesquisar.
2. “É sempre essencial a atuação do professor, informando, apontando relações, questionando a classe com perguntas e problemas desafiadores, trazendo exemplos, organizando o trabalho com vários materiais: coisas da natureza, da tecnologia, textos variados, ilustrações etc. Nestes momentos, os estudantes expressam seu conhecimento prévio, de origem escolar ou não, e estão reelaborando seu entendimento das coisas. Muitas vezes, as primeiras explicações são construídas no debate entre os estudantes e o professor. Assim, estabelece-se o diálogo, associando-se aquilo que os estudantes já conhecem com os desafios e os novos conceitos propostos.” (PCNs - Ciências Naturais, MEC/SE, 1998).
Na citação acima, podemos perceber que, através da pesquisa investigativa, várias habilidades, conceitos e atitudes são desenvolvidos. Além do entendimento conceitual, qual outro aspecto está mais evidenciado?
a) Desenvolvimento de habilidades comunicativas.
b) Desenvolvimento da tecnologia.
c) Desenvolvimentos da postura investigativa.
d) Desenvolvimento da curiosidade.
e) Desenvolvimento do conhecimento prévio.
3. Pozo e Crespo (2009, p. 18), na obra A aprendizagem e o ensino de Ciências, fazem uma síntese de algumas atitudes e crenças inadequadas, mantidas pelos alunos, com respeito à natureza da Ciência e sua aprendizagem. Dentre elas:
• Aprender Ciência consiste em repetir da melhor maneira possível aquilo que o professor explica durante a aula.
• Para se aprender Ciência é melhor não tentar encontrar suas próprias respostas, mas aceitar o que o professor e o livro didático dizem, porque isso está baseado no conhecimento científico.
• O conhecimento científico é muito útil para trabalhar no laboratório, para pesquisar e para inventar coisas novas, mas não serve praticamente para nada na vida cotidiana.
• A Ciência proporciona um conhecimento verdadeiro e aceito por todos.
• Quando sobre o mesmo fato há duas teorias, é porque uma delas é falsa. A Ciência vai acabar demostrando qual delas é a verdadeira.
• O conhecimento científico é sempre neutro e objetivo.
• Os cientistas são muito inteligentes, mas um pouco estranhos, e vivem trancados em seus laboratórios.
• O conhecimento científico está na origem de todos os descobrimentos tecnológicos e vai acabar substituindo todas as outras formas do saber.
• O conhecimento científico sempre traz consigo uma melhora na forma de vida das pessoas.
Diante do exposto, marque a alternativa que apresenta uma interferência metodológica adequada para mudar as concepções citadas.
a) Apresentar o método científico utilizado pelos cientistas.
b) Apresentar várias pesquisas sobre o mesmo assunto.
c) Apresentar uma pesquisa científica, suas vertentes, reformulações, ligações com outras ciências, avanços e aplicabilidade da mesma na vida dos indivíduos e da sociedade.
d) Propor a repetição da pesquisa feita por um cientista para comprovar sua tese.
e) Explicar o que é conhecimento científico.
Onde estão as respostas?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluironde estão as respostas
ResponderExcluiralguem pode dar a resposta
ResponderExcluira resposta da numero 1 é a letra C
ResponderExcluir