quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Diferentes Concepções de Ciências e de Ensino de Ciências para os anos iniciais

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E MEMORIAL-DEBATE INICIAL REFLEXÃO CRÍTICA ACERCA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Assista ao vídeo " D-23 - Ensino de Ciências: história e situação atual" disponível no link abaixo para refletir antes do debate: https://www.youtube.com/watch?v=nh1ruCC0yA4

40 comentários:

  1. Boa noite!
    Deixo aqui meu comentário do primeiro slide.

    As minhas aulas de ciências no ensino básico foram bem produtivas e lúdicas, participei de vários experimentos em sala aula, aula de campo, maquetes, dentre outras, e não tem como esquecer as grandes atividades em quando negro que a professora Beth passava, conhecida por seus gritos em sala aula, mas uma professora que ficou marcada pra sempre em minha memória, por sua autonomia e firmeza em sala de aula. Lembro-me da vez que fizemos uma salada de frutas, conheci cada tipo de fruta, os tipos de plantas nas aulas de campo, e as maquetes sobre células.

    Tive dificuldades em atividades escritas por não conseguir assimilar alguns assuntos, atividades práticas eram mais fáceis de assimilar, Beth passava muitas atividades escritas, porém não me sair tão bem nessa disciplina, acabei ficando em recuperação no 7ºano, por causa de 1,0 ponto, dai em diante, me esforcei, estudei e passei tranquila nos anos posteriores. Tive dificuldades e também aprendizado, graças às aulas práticas.

    Identificar a importância do ensino da ciência para o nosso dia a dia, envolvendo também realidades diferentes na vida do ser humano. O ensino de ciências, entre outros aspectos, deve contribuir para o domínio das técnicas de leitura e escrita, permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas, e possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em minhas aulas de ensino de ciências foram bem metodologicas e tradicionais professora dava contéudo, depois dava atividade para uma melhor avaliação de cada aluno
    Ensinou fatos importantes higiene pessoal, educação sexual, doenças tansmitidas pela água contaminada etc. apesar de ter tido aulas bem básicas foram de fundamental importância para minha formação como ser humano e aluna.
    É importante para escola e osa alunos pois, possibilita uma amplitude de meios de ensino, que pode ser dado, para formação, desses alunos que estão, se formando para a vida, e para um futuro onde irão esta interligados a meios importantes em sua vida que e a natureza e sua diversidade cientifica que ela oferece. Com diversos metódos que podem ser dados para um melho desenvolvimento da criança.

    ResponderExcluir
  4. Ensino de ciências, forçoso see torna fazer algumas referências acerca do que tem sido o ensino das ciências nas ultimas decadas e do seu efeito aprendizagem dos alunos, passei por muitas dificuldades, pois hoje existem aulas praticas tudo se torna mais fácil na minha epóca não existia.
    Hoje o ensino tornou-se melhor, tudo foi redescoberta atráves da aula práti ca, assim um passo-a-passo encadeado para chegar aos resultados previstos.
    O ensino da ciências, sem duvida é aquele que desperta mais interesse e prazer de estudo na maioria dos alunos. Mas o curioso é que as ciências não despertam os mesmos sentimentos em grande parte dos professores.
    Para tanto, surge a necessidade de quebrar este circulo vicioso:para trabalhar os temas das ciências, não basta ter motivação dos alunos, o professor tambem deve estar motivado. Ele pode partir de indagações feitas a respeito do ambiente e da proxima natureza, pois o que se exige de quem vai aprender ciências é percorrer os caminhos já traçados pelas descobertas- obervando associando, expressando questionando.
    Desta forma, o ensino das ciências segue alguns procedimentos metodologicos adequados, os quais seriam: observação,experimentação, solução de problemas, unidades de trabalho, discussões, leituras e metodo cientifico propriamente dito.
    Contudo, fica a cargo do professor encontrar a medida ideal e trabalhar com seus alunos o ensino das ciências num processo de ajustes continuos ao longo de sua experiência docente.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    Minhas aulas de ciências aulas de ciências eram bem ludica apesar de não ter tantas recursos como hoje em dia temos mas minhas professores sempre foram bem dinâmica até mesmo com uso de livro didático. Uma das coisas que lembro até hoje foi a experiência do feijão ao invés de impor pra que "plantassemos" o feijão a professora Zilma nos deixou a vontade para escolher os nossos "filhos" kkkkkkk por incrível que pareça optei por uma plantinha chamada espada de são Jorge e eu lembro que se passaram os dias e continuei cuidado dá Planta.mas enfim não tenho o que reclamar em relação o modo em que a matéria foi passada pra mim.amava aos aulas sempre eram muito aguardadas por mim. Enfim, acredito que o amor pelo que fazemos é que nos faz sermos bom, além de muito capacitada ela amava o que fazia e a tenho como exemplo.

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. Boa tarde
      Noçoes de ciencias, minhas experiencias vivenciadas no ensino de ciencias, um pouco mais distante da minha memoria mas esta que vou comentar a seguir nao esqueço jamais.
      A experiencia do feijao no copo com algodao,o por que que aquilo acontecia ,quais as evoluçoes,tinhamos que acompanhar a cada dia , saber que a planta para nascer precisa de uma semente, o prosesso ali de germinaçao do feijao no algodao,e que precisava de agua luz e calor para nascer e crescer,e que a planta é formada de raiz caule e folhas,enfim a minha querida professora mandou que nos alunos buscassos as explicaçoes para tudo aquilo e apresentacemos a ela e aos outros colegas, que deveriamos usar a teoria pra explicar e a pratica para exemplificar,e que a ciencia nao pode ter limite de pesquisa nem conhecimemto,por que quanto mais buscamos mais aprendemos.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde...
    Minhas aulas de Ciências eram muito complexas nada de materiais Lúdicos e sim bastante leitura. Não conseguia compreender muitas vezes os assuntos abordados em sala de aula e não existia naquela época aulas que envolvesse materiais para um melhor desempenho de nós alunos, nesse caso devemos mudar nossa metodologia de ensino e cair em campo fora da sala de aula para praticar essas atividades de forma mais compreensiva criando idéias construtivas para nossos alunos da atualidade e fazer com que eles se envolvam em nossas aulas levando-os a criar, inovar e motivar em nosso cotidiano.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!!
    Eu gostava da aula ciências, tive um professor marcante chamado "Janiel", muito competente em ensinou muitas coisas Me lembro de algumas, rsrs como o animais vertebrados e invertebrados. Os mamíferos, Herbívoros e carnívoros, a fotossíntese das plantas, o hábitat natural dos animais, etc.
    É o que me lembro.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde Raíssa estou usando o perfil do meu amigo, Sandavyd aqui !

    As lembranças dessa fase da Ciência aplicada ao decorrer de toda passagem do ensino básico são bastante remotas, foram muitas experiências vivenciadas com intuito de uma melhor absorção de conteúdo mesmo sabendo que na época o ensino tradicionalista era predominante, a experiência do feijão nos remete aos conhecimentos básicos sobre o surgimento das plantas e sua composição (Raiz, caule, folhas, flor) e no caso do feijão, pode ser que ele não se desenvolva até das flores, mas as outras partes da planta são facilmente identificáveis e podem ser trabalhas claramente. As famosas feiras de ciências aconteciam anualmente sempre com temas variados, um dos temas marcantes foi quando falando sobre a Água como alimento indispensável ao ser humano pode vivenciar a ida a diversos rios e suas nascentes que ficam localizados em nosso município para vermos de perto o quanto é importante à preservação e pra termos consciência de onde a agua que consumimos vem. A ida a FEJAL (Fundação Educacional Jayme de Altavila) marca nosso conteúdo sobre os animais, foi de extrema importância poder ver e tocá-los fazendo daquela experiência ao marcante em nossas vidas até porque o medo, a curiosidade, o receio e principalmente o conteúdo foram assimilados com mais facilidades. Logo quando fomos de encontro ao Sistema Planetário nos fluiu a imaginação de sabermos de fato como aquilo era constituído, como era os astros, constelações, galáxias, o sistema solar e os planetas, foram quando minha professora organizou juntamente com a coordenação a nossa ida ao planetário que se concretizou como um momento magico onde fiquei vidrado com o que se passava pelos meus olhos e imaginando se algum dia eu poderia tocar, já que através de um aparelho eu podia me sentir mais perto de tudo aquilo que eu estudei em sala de aula. Os conteúdos programáticos estabelecidos pelos PCNS (Parâmetros Curriculares Nacionais) na disciplina de Ciências faz justamente um atrelamento às diversas esferas que nos deparamos em nosso cotidiano, o social, o político, o econômico, o cultural entre outros nos fazem enxergar que pequenas ações e conteúdos que muitas vezes nós consideramos como inútil seria justamente o essencial para a formação da sociedade em que aquele individuo estaria inserido, aprender a plantar uma arvore ou mesmo entender que preservar é o melhor caminho, tem como consequência um melhor bem estar social e uma melhor qualidade de vida. A educação escolar, na atualidade, deve propiciar, além da transmissão sistemática dos conteúdos de ensino, historicamente produzidos e acumulados, assegurar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar esses conhecimentos e, com isso, obter um senso crítico mais concreto, embasado na compreensão científica e tecnológica da realidade. Quando ocorre o questionamento da realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação vimos que estamos possuindo eficácia em cima de tudo aquilo que foi proposto enquanto ementa de disciplina.

    ResponderExcluir
  11. Nas minhas aulas de ciências foram bastante tradicional e lúdica, despertava interesse nas aulas, a professora era bem atenciosa muito dedicada nas aulas e nos assuntos que dava em sala de aula, lembro-me das aula do corpo humano passava muito assunto e atividades do esqueleto humano, dos membro do corpo também sobre a poluição ambiental que nas aulas falavam sobre os problemas que o lixo pode causar, o tempo de decomposição de matérias que geralmente são jogados no lixo, reciclagem, coleta seletiva.

    A importância das aulas de ciências é trabalhar os conteúdos e dar oportunidades a entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam a vivência do dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde.
    Deixo aqui meu comentário referente aos questionamentos do primeiro slide.
    Não tenho muitas lembranças das minhas aulas de ciências, me recordo de poucas coisas, as coisas que mais me marcaram no estudo da ciência na escola, foram o estudo do atómo, e uma ida a um supermercado, estavamos aprendendo sobre os nutrientes, vitaminas e outras coisas que não me recordo, a professora nos levou a um supermercado que ficava perto da escola, para olharmos os rotulos dos alimentos e fazer anotações das informações nutricionais, lembro-me que a turma ficou fascinada com aquela experiencia, foi uma forma de aprendizagem prazerosa.
    Os pontos fortes das minhas aulas de ciencias foram quando os professores nos explicavam e trabalhavam o contéudo mostrando que aquilo poderia ser usado na nossa realidade, as limitações na minha aprendizagem de ciência ocorreram pois alguns professores se prendiam a longos textos, nos fazendo escrever muito, trazendo para a sala de aula uma aprendizagem sem sentido longe da nossa realidade.
    O ensino de ciências é muito importante pois ajuda na formação de um cidadão crítico, capaz de compreender o mundo e suas transformações, fazendo do homem um ser participativo e parte integrante do universo. O ensino de ciências ajuda a aumentar as explicações sobre os fenômenos da natureza, para o entendimento e o questionamento dos diferentes modos de nela intervir e, para a compreensão das mais diversas formas de utilizar os recursos naturais.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde!
    Estou usando o perfil de um amigo.
    ROSINEI DOS SANTOS AQUI!
    Me recordo que minhas aulas de ciências eram bem lúdicas,o que facilitava bastante minha aprendizagem.
    Minha professora Francisca,sempre muito carinhosa nos incentivava a ler e discutir os conteúdos em sala de aula,tornando assim,as aulas produtivas e desejadas por nós.
    um dos pontos fortes foi quando criamos uma paródia sobre a poluição,onde aprendemos que o ensino de ciências e muito importante na ajuda de cidadãos críticos e capazes de compreender o mundo e suas transformações.
    Tenho certeza que assim como eu,outros alunos daquela turma,aprendemos sobre a preservação do meio ambiente e as consequências que o lixo pode causar.

    ResponderExcluir
  14. As aulas de ciências no ensino básico foram proveitosas, a professora desempenhava seu papel com profissionalismo, mesmo com dificuldades existentes no que se referia aos recursos audiovisuais.
    Meus pontos fortes eram nas aulas práticas, quando essas aulas eram em equipes. Já na questão de pontos negativos, tinha dificuldades com aulas teóricas.
    Elias Alves De Oliveira Sobrinho

    ResponderExcluir
  15. minhas aulas de ciências não foram muito produtivas,pois a minha professora não gostava de da aulas,foram aulas decorativas,sem muito assunto produtivo,ela falava muito do corpo humano e seres vivos, ela ligava muito pra da aula, então quase não tivemos oportunidades de tiramos duvidas, ela foi nossa professora da 5° A 8° serie e o conteúdo era sempre o mesmo..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As aulas de ciencias na educação basica foi supre aproveitosa lembro ate hoje de alguns experiencias que minha porfessoras realizava em sala de aula, e todos feita com grande sucesso e motivação.
      O pontos mais forte era que todas as aulas ela sempre vinha uma experimento novo, muitas coisas ainda uso na minha academica e profissional.

      Excluir
  16. Boa Noite!
    Minhas primeiras lembranças da escola remetem aos tempos que mal sabia ler e escrever, são as memorias do tempo da pré-escola período em que passava boa parte do tempo estudando.

    Pontos fortes - Boa parte da aula era muito divertida, adorava quando a aula ficava movimentada com as gravuras que a professora mostrava e todos participava da aula com muito entusiasmo e se aprendia muito com toda essa diversão, era assim que ficava a aula de ciências bastante divertida com a participação de todos.

    Pontos fracos - quando a aula terminava pois a aula de ciências era a que eu mais gostava.

    Tem a importância de proporcionar que os alunos se apropriem desses conteúdos de forma ativa, para que possam reelaborar conhecimentos e com isso obter senso critico mais concreto.


    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!
    - Não tenho muitas recordações sobre meu ensino básico de ciências, só me recordo que as aulas sempre eram em sala, nada dinâmico ou lúdico. Acho que é justamente por esse fato que minhas aulas não marcaram nada em minha memória.
    - O ensino de ciências é de fundamental importância nas escolas, deve ser trabalhada desde as séries iniciais, só que muitas pessoas não vêem a importância que a ciência tem para os alunos, possibilitando que os alunos desenvolvam capacidades necessárias para que possam compreender e saber lidar com uma sociedade complexa onde vivemos.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. As aulas de ciências na educação básica foi supre aproveitosa lembro ate hoje de alguns experiencias que minha professoras realizava em sala de aula, e todos feita com grande sucesso e motivação.
    O pontos mais forte era que todas as aulas ela sempre vinha uma experimento novo, muitas coisas ainda uso na minha acadêmica e profissional.

    ResponderExcluir
  21. Boa noite!
    não me recordo muito bem da minhas aulas de ciências, no tempo que eu estudava os professores chegavam davam o conteúdo, passavam um questionário para responder e pronto... isso já era o assunto pra prova... Os conteúdos eram noções básicas,nada muito extenso... o ensino era bem precário... além da falta de professores e greves do ensino público.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não me recordo de muitas coisas do ensino de ciências no ensino básico, mas lembro dos questionários que os professores faziam no quadro para estudar-mos para a prova.
      lembro que o professor(a) escrevia no quadro primeiro a anotação com o assunto e depois escrevia a atividade para responder-mos. também me recordo dos trabalhos feitos na cartolina.
      os pontos fortes eram, quando os alunos conseguiam entender o assunto da anotação.
      fragilidades, decorar o questionário para a fazer a prova, e depois esquecer, por não ter entendido, só decorado.

      2- propiciar aos alunos o desenvolvimento de uma compreensão do mundo que lhes dê condições de continuamente colher e processar informações, desenvolver sua comunicação, avaliar situações, tomar decisões, ter atuação positiva e critica em seu meio social.
      promoverem o questionamento, o debate, a investigação, visando o entendimento da ciência como construção histórica e como saber pático, superando as limitações do ensino passivo, fundado na memorização de definições e de classificações sem qualquer sentido para o aluno.
      Josane Camilo

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Boa noite!

    Não tenho muitas lembranças das minhas aulas,só que estudei muito sobre as plantas, sobre o cuidar e o preservar o seu cultivo. Um dos pontos fortes era a fazer com que a gente plantasse e observasse o cultivo e todo o seu desenvolvimento, e ai poder compartilhar a experiência com todos na sala.
    O ensino da ciência é importante na escola,pois podemos despertar nos alunos o interesse de descobrir e compreender o que está por volta de toda a sociedade,tornando desafiador a busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  25. Boa noite!

    Não tenho muitas lembranças das minhas aulas,só que estudei muito sobre as plantas, sobre o cuidar e o preservar o seu cultivo. Um dos pontos fortes era a fazer com que a gente plantasse e observasse o cultivo e todo o seu desenvolvimento, e ai poder compartilhar a experiência com todos na sala.
    O ensino da ciência é importante na escola,pois podemos despertar nos alunos o interesse de descobrir e compreender o que está por volta de toda a sociedade,tornando desafiador na busca do conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. BOA NOITE!!!
    MUITAS LEMBRANÇAS BOAS DE TRABALHOS FEITOS EM GRUPOS,JOGOS DA MEMORIA,RODAS DE CONVERSAS PARA TRABALHAR OS VALORES FAMILIARES,VISITAS NOS BOSQUES E PARQUES DA CIDADE ONDE ESTUDAVAMOS OS ANIMAIS E AS PLANTAS.GOSTAVA MUITO DOS ELOGIOS DADO PELA PROFESSORA A CADA TRABALHO BEM FEITO SEMPRE GOSTEI DE FAZER TRABALHOS MAIS TINHA VERGONHA DE EXPOR O QUE SABIA,MORRIA DE MEDO DOS MEUS COLEGAS.
    O ENSINO DA CIÊNCIA TEM SOFRIDO NOS ULTIMOS ANOS INUMERAS PROPOSTAS DE TRANSFORMAÇÃO ,EM GERAL AS MUDANÇAS APRESENTADAS TEM O OBJETIVO DE MELHORAR AS CONDIÇÕES DA FORMAÇÃO DO ESPIRITO CIENTIFICO DOS ALUNOS EM VISTA DAS CIRCUNSTANCIA HISTORICO-CULTURAIS DA SOCIEDADE.
    Rosimonica Cordeiro Miranda

    ResponderExcluir
  27. as minhas aulas de ciências foram muito boa, o que mais me marcou foi as experiencias com o feijão .
    quando os professores davam conteúdos mostrando a nossa realidade do nosso ensino , sem recurso , mais mesmo assim ele dava aula.
    segundo os parâmetros curriculares nacionais da ciências, o ensino da ciências. os conceitos e o procedimentos usados no ensino de ciências ajudam a explicações sobre os fenômenos da natureza.

    maria eliana gama dos santos

    ResponderExcluir
  28. Boas lembranças eu tenho , sempre fui muito curiosa e aproveitava bastante as aulas para perguntar e aprofundar sobre os assuntos abordados em sala.
    A ciência está presente o tempo todo, em nosso dia a dia .Necessitamos dos conhecimentos científicos para entender melhor as mudanças que ocorrem frequentemente.

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. Minhas memórias sao poucas ,mas lembro-me de algumas aulas de campo que tive ,alguns assuntos ainda recordo-me :os seres vivos,cadeia alimentar,reprodução dos seres vivos,etc.
    O ensino de ciências é muito importante para todos,pois ela nos ajuda a entender fenômenos que acontece em nossa volta que não conseguiriamos explicar.

    EDIJANE FERREIRA DA SILVA

    ResponderExcluir
  31. Boa Noite!
    Me recordo um pouco do ensino de ciências no ensino básico,lembro do corpo humano e dos seres vivos onde esse assunto era dado basicamente o ano inteiro, mesmo assim gostava da professora era uma das mais atenciosas com os alunos.
    pontos forte: Creio que o ensino de ciências é bastante amplo não apenas nas salas de aulas mais fora da sala também desenvolvendo uma sociedade rica em conhecimentos sobre o determinado assunto.

    ResponderExcluir
  32. Olá turma boa noite!
    No período do ensino fundamental na qual passei a recordação da disciplina de ciências que hoje me recordo, foram estudos voltados a natureza, com o universo da flora e fauna, o funcionamento do corpo humano e seus respectivos sistemas e outros assuntos relacionados a sociedade o que gira em seu redor e cuidados do planeta.
    No entanto o estudo de ciências nas escolas e sociedade nos remete grande importância a de consistir em descobrir e conhecer seu mundo, esclarecer suas dúvidas e valorizar o ambiente que o cerca.

    ResponderExcluir
  33. Bom a minha lembrança não foi muito boa das aulas de ciências, pois eu tinha um professor e o mesmo não tinha nenhuma didática, eu lembro que nas provas dele se a pessoa esquecesse uma virgula estava errada, ele simplesmente anulava a questão então pra mim foi muito frustante as aulas de ciências, eu lembro que a escola em peso ficava na matéria dele, muitos eram ate reprovados, me recordo também que a revisão que ele passava era de umas 40 questão as resposta era uns textos e tipo, essa não é a maneira correta de ensinar a matéria de ciências, então você não aprendia você decorava, então isso pra mim não foi legal pois eu chorava muito na época quando dizia que ia ter prova. Pra mim aula de ciências tem que ter algum experimento, mesmo que a escola não tenha laboratório o professor poderia fazer uma aula de campo, fazer aulas diferentes e não passar as informação da maneira que ele ensinava, pois o que ele fazia com os alunos era errado pois todos decorava mas não aprendia, e pra ele o que importava não era você entender o assunto e sim tirar uma boa nota na prova mesmo não sabendo de nada do assunto.

    ResponderExcluir
  34. As minhas aulas de ciências foram basicamente teóricas, o corpo humano, meio ambiente, etc....
    As experiências não foram muitas, apenas uma plantar feijão.
    Aula de ciências têm fundamental importância principalmente nas séries iniciais, transforma-se em biologia, física e química e é com elas que as crianças e adolescentes compreendem melhor o mundo em que vivemos e o funcionamento da natureza.

    Maria de Fátima

    ResponderExcluir
  35. As aulas de ciências que eu mais recordo são de atividades do livro sobre cadeia alimentar, sempre valiam nota... Outra que me recordo bastante é da aula sobre átomo: prótons, elétrons e nêutrons, as aulas sempre eram produtivas.
    A disciplina é tão importante quanto às demais. Por meio desta, podemos compreender melhor o mundo que vivemos e como funciona a natureza. Tem respostas para nossas perguntas, se quisermos saber como é o processo para chover, por exemplo, a ciência nos dá essa reposta. Além de nos mostrar por que devemos preservar o mundo em que vivemos e quais as consequências de não preservá-lo.

    ResponderExcluir
  36. Me recordo das aulas de ciências da seguinte maneira, onde eram abordadas os seguintes assunto, irei citar os que mais me chamavam atenção: os seres vivos, os animais, frutas e legumes, meio ambiente, corpo humano, cadeia alimentar, experiências com bexigas e feijão, as aulas em campo ensinando como preservar a natureza, plantando arvores e etc.

    ResponderExcluir
  37. Não tenho muitas lembranças das aulas de ciências no ensino básico... Me recordo de algumas experiências que fizemos, a que ninguém esquece é a do feijão. Outra coisa que lembro bem foi um trabalho proposto onde o grupo teria que gravar uma propaganda falando sobre cadeia alimentar.

    O ensino de ciências perpassa por todas as etapas da educação básica, ou seja, a educação formativa desde a criança até a adolescência. Neste sentido, a ciência é importante para a formação do sujeito enquanto indivíduos e são indivíduos que constituem e estruturam uma sociedade. Então, a ciência e todo conhecimento que ela traz consigo de forma essencial para que se compreenda o mundo em partes e como um todo, suas transformações, relações, interações acerca do funcionamento do mundo no aspecto ambiental e consequentemente social.

    ResponderExcluir